A relação do ser humano com a natureza e a habilidade ancestral de transformar elementos naturais em arte que nos permitem expressar emoções é o mote para a exposição que será inaugurada nesta quinta-feira na Galeria Arte Quadros, com coquetel marcado para as 18h.
Com curadoria da arquiteta Akemi Wypyszynski Inamoto, cujo trabalho trem se aproximado cada vez mais do paisagismo, "Desdobramentos da Natureza" traz esculturas de sete artistas serranos, Cristina Bellini, Eduardo Mantovani, Eliza Zattera, Elson Tieppo e Jocemar Miranda, além do portoalegrense Ricardo Aguiar. São trabalhos criados a partir de diferentes componentes naturais, como cerâmica, porcelana, ferro, granito e mármore, e que fazem refletir sobre a interação entre o humano e o ambiente do qual faz parte, mas que também manipula a fim de criar novos significados.
- A arquitetura, assim como a arte, percorre o mesmo caminho de apropriação pelo ser humano dos diferentes reinos, como mineral ou vegetal. Através do uso de toda essa biodisponibilidade, o ser humano transforma, ressignifica, e assim escreve a história e transmite informação. Acredito que a arte, assim como a mãe natureza, nos sensibiliza, nos alimenta, nos dá subsídios para a gente se tornar seres melhores e melhor integrado ao contexto em que vivemos - destaca a curadora.
Akemi observa ainda que a exposição visa provocar o espectador a pensar como o fazer artístico, seja pela música, pelo desenho ou pela escultura, é intrínseco ao ser humano e à sua maneira de se relacionar com a natureza, bem como o cultivo e manejo do solo:
- Os registros das primeiras esculturas vêm junto com o registro dos primeiros instrumentos musicais, no final da era do gelo. É algo inerente a um ser humano muito pouco polido, mas já completamente absorvido pelos fractais, pelo que compõe a vibração, pelo que compõe o ritmo, a questão de comunicar-se com o próximo. Imagino que as primeiras esculturas tenham vindo realmente dentro dessa comunicação entre povos, culturas e costumes. É muito bonito pensar que as artes, também vêm dessa nossa relação com a natureza e de como nos relacionamos e compartilhamos uns com os outros.
PROGRAME-SE
O quê: exposição Desdobramentos da Natureza, de vários artistas
Quando: abertura nesta quinta-feira, das 18h às 21h. Visitação: segundas a sextas, das 9h às 12h e das 13h30min às 18h. Sábados, das 9h às 12h
Onde: Galeria Arte Quadros (Rua Feijó Júnior, 975, São Pelegrino), em Caxias do Sul
Quanto: visitação gratuita