A excursão inaugural da agência de turismo caxiense Rupestre, em janeiro de 2004, foi rumo a um show do Iron Maiden, em São Paulo. A segunda, em fevereiro, foi para o Planeta Atlântida, dando início a uma tradição que acompanha os 20 anos de existência da empresa liderada por Matheus Corrêa. Neste fim de semana, irão se completar duas décadas em que a agência transporta, de ônibus, os fãs caxienses a todas as edições do maior festival de música do Sul do Brasil.
– Temos muitas histórias envolvendo o Planeta Atlântida e a agência. Casais que se conheceram na excursão e estão juntos até hoje, pessoas que antes iam sozinhas, ou com amigos, e agora levam seus filhos. Este ano temos até uma menina que está levando a mãe para ir pela primeira vez – conta o empresário, que é graduado em Turismo.
Na sede da agência, no centro de Caxias, Matheus guarda alguns cartazes de divulgação de excursões para edições anteriores do Planeta, que hoje é mais focada nas redes sociais. O empresário também aposta em alguns mimos para os planetários, diversificando a cada ano. Em 2023, cada fã ganhou um copo personalizado. Este ano, o brinde será uma capa de plástico para guardar celular e documentos.
– A gente sempre tenta fazer o máximo para que a galera que vai com a gente tenha a melhor experiência possível e desfrute do festival com o máximo de conforto. Num festival sempre tem o risco de perder o celular, carteira, documentos, e com a capinha fica mais seguro – comenta.
Apesar da ligação da Rupestre com o Planeta ser intrínseca, o envolvimento do empresário e turismólogo com o festival é ainda mais antigo. Em 2001 e em 2002 o empresário chegou a ir a pé de Caxias até o festival com mais quatro amigos, sendo que no último ano seguiram também a pé rumo à edição de Floripa, que ocorreu duas semanas depois. A aventura foi acompanhada pela mídia, e é recordada com carinho. Mas quando se trata de falar sobre o festival em si, a edição mais marcante foi a primeira em que ele esteve presente, em 2008:
– Além de ter sido a primeira, naquele ano teve um show muito especial do Tim Maia. Naquela mesma edição pude curtir o Cidade Negra, que estava no auge.
CONTAGEM REGRESSIVA
Com mais de 30 atrações e 24 horas de shows, o Planeta Atlântida 2024 ocorre sexta e sábado, na Saba, em Atlântida.
Na sexta-feira, quem abre os trabalhos é o cantor Vitor Kley, às 17h, tendo a cantora Carol Biazin como convidada. Destaque para os shows da banda NXZero (21h30min), do DJ Alok (23h) e da cantora Ludmilla (0h30min).
No sábado, quem recebe o público é a banda Fresno, às 17h. Na sequência, entre os destaques estão os shows de Armandinho (18h30min), Os Paralamas do Sucesso (20h), Thiaguinho (21h30min), Gusttavo Lima (23h) e Luísa Sonza (0h45min).
Os ingressos para o Planeta Atlântida seguem à venda pelo site www.planetaatlantida.com.br, nas Lojas Renner da Otávio Rocha e do Iguatemi, em Porto Alegre, e na Loja Oficial do Planeta, em Atlântida. A 27ª edição do evento é uma realização do Grupo RBS e da DC Set Group e tem patrocínio de Renner, Ulbra, Banrisul, Coca-Cola e Budweiser.