Seja dentro de um estúdio com a luz controlada ou na rua, entre o vai e vem de pessoas e veículos, o fotógrafo tem o poder de cristalizar o tempo. E quando o fotógrafo está diante de uma só pessoa, ele tem de travar uma espécie de duelo de olhares, que ora se esquivam, ora atravessam as retinas. No final das contas, contudo, a força de um retrato não está apenas no olhar do personagem, mas no olhar do fotógrafo que buscou clicar o instante perfeito (e às vezes imperfeito).
É por meio dessa áurea que o espectador vai ser conduzido na exposição Retratos, do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul (CFCX), à mostra na Galeria Gerd Bornheim. A abertura está marcada para as 19h desta quinta-feira (3), faz parte da comemoração dos 43 anos do clube e integra a programação da Semana da Fotografia.
— Na verdade, essa exposição surgiu a partir de um convite do Gilmar Marcílio (coordenador da galeria), que tinha o desejo de fazer uma mostra com retratos em preto e branco, em formato grande. Então, ele fez esse convite ao Clube do Fotógrafo, e nós aceitamos — revela a presidente do CFCX, Márcia Marchetto.
Participam da mostra 23 associados do clube, cada um com um retrato em formato 3x4, com dimensões de 90cm x 120cm, estampados em tecido. Aliás, a respeito do tecido, o fotógrafo do Pioneiro Bruno Todeschini, que clicou a imagem acima, fez uma observação bem pontual.
— O uso do tecido dá um certo movimento para o retrato, que, em tese, é estático. Se prestar bem atenção ao olhar do personagem no retrato, o tecido cria essa percepção de movimento.
Em agosto, antecipa Márcia, além da exposição Retratos, o Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul estará engajado em uma série de atividades.
— Neste mês nós temos um agenda bem cheia. No dia 12, vamos fazer a abertura da Semana da Fotografia, no Centro de Cultura Ordovás, com o Carlos Gandara e a Marilise Pedroso Cesa, falando sobre fotoclubismo. E teremos mais um evento aqui na Galeria Gerd, no dia 21, com o lançamento do livro Centro Universo, do fotógrafo caxiense Ale Ruaro.
A mostra
- O quê: “Retratos”, exposição de 23 associados do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul.
- Quando: Abertura nesta quinta-feira (3), às 19h. A mostra fica em cartaz até o dia 31.
- Onde: Galeria de Arte Gerd Bornheim, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333), no centro de Caxias.
- Quanto: Entrada franca.
Os fotógrafos
- Adriano Soldatelli
- Afonso Cesa Neto
- Annemarie Brugger
- Bruno Pezzi Leonadelli
- Carla Tessari
- Carlos Gandara
- Celso Tissot
- Cristina Tessari
- Dietmar Speer
- Fernanda Sanvito Andreazza
- Gonçalo Cassini Peter
- Paquito Masiá Herrera
- Jones Premaor de Carvalho
- Letícia Santos Pereira
- Luciana Fedrizzi Rizzon
- Luciane Pavan
- Luís Fernando Barp
- Márcia Dall’Ago
- Márcia Marchetto
- Marilise Pedroso Cesa
- Marina Strapazzon
- Milagros Goñi
- Vanessa Wisintainer