Embora o aniversário seja no dia 20 de fevereiro, o centenário do nascimento de um dos músicos gaúchos mais reconhecidos e aclamados do país, Honeyde Bertussi (1923-1996), começa a ser celebrado a partir deste sábado (7), em São Francisco de Paula. O evento, realizado no CTG Rodeio Serrano, também comemora os 120 anos de emancipação política do município da Região das Hortênsias.
Filho de Fioravante Bertussi e Juvelina Siqueira, Honeyde fez história junto com o irmão Adelar Bertussi, falecido aos 84 anos em 2017. Os Irmãos Bertussi, que seguiram juntos por mais de uma década, formavam um dueto de acordeom, dando início, assim, à moda de baile com duas gaitas ao invés de uma só. Em 1955, a dupla fez seus primeiros registros em vinil no Rio de Janeiro, pela Copacabana Discos.
Foram mais de 50 anos dedicados à música, sem se distanciar das suas raízes. Em entrevista ao Pioneiro meses antes do falecimento, o acordeonista de São Jorge da Mulada, localidade no distrito de Criúva, disse que não sabia quantos bailes havia animado.
— Lembro apenas que entre 1975 e 1976 toquei 170 noites e percorri 136 mil quilômetros — ressaltou à reportagem, à época, detalhando que a venda de alguns bois possibilitou a compra de um instrumento aos 18 anos.
Foi ao lado do irmão, Adelar, que Honeyde compôs e gravou grandes sucessos como Oh de Casa! e São Francisco É Terra Boa, que se tornou oficialmente o Hino de São Francisco de Paula em 2002. A programação deste sábado na cidade contará com exposição fotográfica com registros marcantes da carreira do músico, shows e jantar. O encerramento terá baile com os filhos dos Irmãos Bertussi, herdeiros do talento musical da família, Gilney, filho de Adelar, e Daltro Bertussi, filho de Honeyde. O repertório não é adiantado, pois a ideia é fazer uma surpresa para o público.
Parceiro musical do pai durante seis anos, Daltro conta que o evento deste final de semana marca o início de uma série de festividades previstas para 2023.
— Também está previsto um documentário e estamos em fase final de elaboração de um CD, a ser lançado em fevereiro. São regravações de músicas de Honeyde Bertussi e de músicas em homenagem a ele, feitas por artistas consagrados do Rio Grande do Sul. Além disso, queremos fazer um grande evento em Caxias do Sul, com data a ser confirmada — detalha Daltro.
PROGRAME-SE!
:: O quê: homenagem ao centenário do nascimento de Honeyde Bertussi e comemoração dos 120 anos de emancipação política do município.
:: Quando: neste sábado (7), a partir das 15h.
:: Onde: CTG Rodeio Serrano.
:: Programação: haverá exposição com fotos da trajetória de Honeyde Bertussi, palestra com Paulo Bertussi e Léo Ribeiro, apresentação de gaiteiros convidados e do Coro Municipal de São Francisco de Paula, shows do Grupo Oh de Casa e João Luiz Corrêa, além de baile com Gilney Bertussi e participação de Daltro Bertussi.
:: Quanto: atrações gratuitas.