O olhar, a técnica e a criatividade de 31 fotógrafos que participam do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul (CFCX) poderão ser conferidos a partir desta quarta-feira em 41 fotografias enviadas para a mais recente Bienal Brasileira de Fotografia, que ocorreu no ano passado, em Londrina. A mostra está na Galeria de Arte Gerd Bornheim, onde fica até o dia 24 de fevereiro, com visitação gratuita.
A coletânea rendeu ao clube caxiense o troféu Eduardo Salvatore, dado ao fotoclube que alcança maior número de pontos na soma das obras de seus associados. O time caxiense teve 26 fotos classificadas, e recebeu duas menções honrosas e uma medalha de prata no festival, que contou com júri internacional (do qual fez parte a professora de artes caxiense Silvana Boone).
– São fotografias de temática livre, algumas feitas em viagens de nossos fotógrafos pelo mundo e outras aqui em Caxias mesmo, e todas elas em cores. É uma característica da bienal ter uma edição dedicada ao preto e branco e outra às fotos coloridas, como foi a mais recente – explica o diretor de comunicação do CFCX, Javier Paquito Herrera.
Um dos clubes de fotógrafos mais antigos do Brasil, o CFCX irá completar 42 anos em outubro deste ano. Tendo entre as principais atividades as oficinas de qualificação e as saídas em grupo para fotografar, o clube teve de se reinventar com encontros e atividades virtuais ao longo do período de pandemia. A exposição é uma forma de voltar a dar materialidade para o trabalho e reafirmar a coletividade que está na essência da instituição.
– Infelizmente tivemos de adiar as tentativas de voltar a ter encontros e viagens, mas, se tudo der certo e a pandemia tiver arrefecido, ao final desta exposição queremos fazer uma reunião do clube na galeria, para matar a saudade e poder apreciar o trabalho dos colegas – destaca Paquito.
As fotografias estão impressas em tamanho grande (90cm x 60cm), sendo que aquelas que receberam menção honrosa e medalha de prata estão em tamanhos maiores. Ao final da exposição, serão sorteadas três fotografias para três visitantes que deixarem seu nome no livro de visitas da galeria.
Programe-se
O quê: exposição “Bienal Brasileira de Fotografia”, com curadoria do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul.
Quando: até 24 de fevereiro. Visitação de segunda à sexta das 8h às 18h e sábados, das 10h às 16h
Onde: Galeria Municipal Gerd Bornheim, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333), em Caxias do Sul
Quanto: entrada gratuita