Além da sempre lembrada relação com o universo metalmecânico, Caxias do Sul também tem uma história de desenvolvimento muito enraizada na fabricação da lã. Prova disso é a longevidade da Cooperativa Têxtil Galópolis (Cootegal), que completou 127 anos de atuação e segue se reinventando inspirada na versatilidade dos fios. Uma das primeiras indústrias da cidade celebra também seu perfil inovador por meio da parceria com jovens criadores de moda no concurso UCS/Cootegal. A iniciativa está completando 10 anos em 2021 e ganhou uma exposição bem especial aberta para visitação nas Lojas Magnabosco, no Centro de Caxias.
– A lã é o tecido do nosso território, ela é origem, essência, é raiz, é o que permeia a cultura do próprio inverno e a cultura do lugar – aponta Beth Venzon, professora do curso de Moda da UCS e uma das organizadoras da exposição.
A mostra possui todos os looks vencedores dos concursos UCS/Cootegal realizados até hoje – eles são semestrais. Além de estarem expostas em manequins, as criações dos alunos do curso de Moda também foram fotografadas num ensaio assinado por Ana Salvi e com participação dos modelos da agência Cast One Felipe Lyo, Sabrina Arbello, Laura Pilger e Letícia Soares. A beleza ficou a cargo do Ateliê de Beleza e os cabelos são criação de Anne Coralline.
Na galeria abaixo te mostramos alguns trabalhos que fizeram parte desses 10 anos da premiação UCS/Cootegal. A exposição no Magnabosco pode ser conferida até o dia 6 de agosto, gratuitamente.