Quando o artista sente raiva, sua sensibilidade fica à flor da pele. E muitas vezes é no seu ofício que encontra uma forma de extravasar o que sente, na tentativa de transformar a negatividade em algo positivo. As quatro ilustrações que compõem a exposição Sementes e Luas, que o casal caxiense Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso, Gio e Doug lança nesta terça-feira no ambiente virtual, nasce da raiva diante da destruição da vida e da natureza provocada pelo ser humano:
– Além de estarmos lidando com uma pandemia que tem origem na exploração animal, o noticiário traz a cada dia números que mostram o quanto aumentou o número de vítimas de feminicídio e de agressão à mulher, a violência contra povos nativos e o descaso com a natureza. Quando a gente transforma a vida num objeto, sente que tem o direito de descartá-la ou usá-la da forma que achar melhor: nisso a pessoa se sente no direito de bater na mulher, de invadir uma terra indígena e assassinar as pessoas que estão ali. Esse egoísmo nos trouxe até aqui – reflete Gio, mentora da exposição que foi viabilizada pelo edital FAC Digital, da Secretaria Estadual de Cultura.
As ilustrações retratam mulheres em suas quatro fases – criança, donzela, adulta e anciã –, em ambientes nos quais se unem às quatro fases da natureza – as estações do ano – e ao ciclo da lua. Cada obra é acompanhada de um poema, que transporta o leitor ao universo da respectiva imagem. É uma forma, segundo Giovana, de conscientizar sem mostrar violência, mas pela necessária doçura para encarar a vida.
– Quisemos falar sobre a valorização da vida, mas sem usar a violência, ainda que a motivação fosse um sentimento de raiva. Acho que cabe também à arte fazer uma autoanálise, porque a gente tende a valorizar excessivamente a violência. O mocinho que mata o bandido é cada vez mais glamourizado – analisa a artista.
Além das ilustrações, Gio e Doug deram ao projeto um viés educacional. No blog dos artistas está disponível uma proposta didática para professores trabalharem com alunos, em que o casal provoca a criar desenhos e textos sobre 10 mulheres que inspiraram a exposição. Entre elas estão artistas, educadoras e psicólogas, a maioria de Caxias e região.
Sementes e Luas pode ser conferida no Insta (@gioedoug) e no YouTube, pelo canal Gio e Doug Artes. Interessados podem adquirir reproduções impressas das ilustrações, com preços acessíveis.