As obras que renderam o maior reconhecimento em 20 anos de carreira deram ao artista plástico Marcelo Hübner uma alcunha no mundo das artes: “Marcelo das floristas”. É que as pinturas de uma de suas fases mais criativas, nas quais mulheres e buquês de flores aparecem harmoniosamente misturados, levaram seu nome a diversos estados brasileiros e também a Miami (EUA), onde montou uma exposição no ano passado. Mas o trabalho do porto-alegrense, que neste sábado inaugura a exposição Pinceladas Gestuais, na galeria Arte Quadros, em Caxias do Sul, vai além e está em constante estado de aprimoramento aliado à experimentação.
A exposição conta com 30 obras, entre pinturas sobre tela, sobre madeira e sobre papel. Os visitantes poderão conferir outras duas facetas importantes da trajetória de Hübner: a Urbana, que traz seu olhar sobre as cidades, e a Abstrata, fase que tem explorado atualmente. O eixo comum entre estas manifestações ajuda a fazer entender o nome dado à coletânea, como explica o próprio artista:
— Meu trabalho é feito com pinceladas soltas, rápidas e certeiras. Como é uma exposição que mostra alguns dos temas que desenvolvo no meu trabalho, esta característica é o que une um tema ao outro.
Ao abordar temáticas amenas, “quase alheias ao drama humano”, como já escreveu a seu respeito o artista plástico Paulo C. Amaral, Hübner faz de seus quadros instantâneos de paz em meio ao caos. A mesma leveza do conteúdo se percebe na forma.
— Sempre fiz esse trabalho mais solto, com alguma influência do Impressionismo, que também usa muito essa pincelada. Não existe um respeito tão grande pela forma. As pinceladas passam e dão uma impressão de leveza e de movimento, como se o pincel ultrapassasse a forma — explica Hübner, que é parceiro da Arte Quadros desde o início da carreira.
Quem for à abertura da exposição poderá conferir uma live painting (pintura ao vivo) de Hübner, em que o artista irá mostrar um pouco do seu processo de criação, em especial a peculiaridade das pinceladas gestuais, que dão nome à mostra. A exposição conta com a ambientação de Claudia Ruzzarin Veronese e Gildo Felipe Muner.
Agende-se
O quê: exposição Pinceladas Gestuais, de Marcelo Hübner
Quando: inauguração neste sábado, com visitação até 13 de julho
Onde: Galeria Arte Quadros, em Caxias do Sul
Quanto: entrada gratuita