Nascido na capital paraibana em 1967, Giuseppe Pessoa percorreu os 3,7 mil quilômetros que o separava de Caxias do Sul há exatos 30 anos, para dar aulas no curso de maquiagem do Senac. Iniciava ali o capítulo mais importante de uma trajetória marcada pela versatilidade. Afinal de contas, Pepe — como é conhecido no meio artístico — acumula trabalhos que vão desde produção e direção fotográfica à concepção de ensaios de moda para jornais e revistas.
É justamente essa pluralidade criativa que ganha destaque na exposição Pessoa(s): Coletivo de fotógrafos, em cartaz a partir desta quinta-feira (7) na Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás. A mostra reúne cerca de 60 painéis fotográficos clicados por 12 convidados: Alesi Ditadi, Bruno Zulian, Carlos Pontalti, Javier Herrera, Jessica Melinda, Luiz Schmitz, Ricardo Belini, Rodrigo Onzi, Silas Abreu, Toddy Holand, Vibiana Cornutti e Wéllington Damin. Todas as obras tiveram produção e direção artística de Pepe Pessoa.
— O que me fez convidar esses fotógrafos foi a afinidade com a linguagem visual e plástica que eles utilizam. Tenho uma grande admiração por esses profissionais. Busquei explorar a expressão mais artística da fotografia, que envolve bastante direção de arte e semiótica, além do trabalho de figurino e maquiagem — resume Pessoa.
A quatro mãos
Com curadoria compartilhada com Juliana Pandolfo, da Tum Tum Produções, a exposição também reúne três livros fotográficos que ajudam a contar os 30 anos de atuação de Pepe na Serra gaúcha. Um deles traz imagens produzidas por ex-alunos de Fotografia e Moda da UCS, enquanto outro portfólio compila 15 anos de editoriais de moda produzidos para as revistas Almanaque e Donna, do grupo RBS. Um último book ainda apresenta um resgate de maquiagens artísticas feitas nos últimos anos.
— O Pepe é um museu vivo da própria história. Ele tem um acervo que reúne desde o primeiro cartaz feito para um curso de maquiagem até o último trabalho de produção de moda. Então a gente fez a catalogação e seleção desse material para compor a exposição — conta Juliana.
Quem visitar a exposição também poderá conferir um vídeo com fotos de making-ofs de Pepe Pessoa. O material foi produzido por Leandro Foscarini e conta com trilha sonora de Beto Scopel.
PROGRAME-SE
:: O quê: abertura da exposição Pessoa(s): Coletivo de fotógrafos.
:: Quando: nesta quinta-feira (7), às 19h.
:: Onde: Galeria de Arte do Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312), em Caxias do Sul.
:: Quanto: entrada gratuita.
:: Visitação: até 6 de abril; de segunda a sexta, das 9h às 22h; finais de semana e feriados, das 16h às 22h.
:: Informações: pelo telefone (54) 3901-1316.