Bom Dia! A quarta-feira chegou! É um novo amanhecer e, ao mesmo tempo, o penúltimo dia do mês de fevereiro... O tempo cumpre fielmente seu papel, que consiste em passar... Enquanto o tempo passa, a vida vai acontecendo serena e alegremente... Feliz dia!
“Viver é adaptar-se.” (Euclides da Cunha).
A vida é feita de diferentes aprendizados, que agregam maturidade e satisfação. A flexibilidade é uma necessidade, num tempo de muitas e insistentes mudanças. Adaptar-se não é uma obrigação, mas condição para ir aperfeiçoando a própria existência, harmonizando os ambientes e iluminando a convivência. Quem é capaz de lidar com os contratempos e promover adaptações, amplia horizontes e abraça ternamente a realização. Nem todos os ambientes são acessíveis, mas em todos os lugares é possível sentir-se bem e criar favorabilidade para fazer circular o amor.
As mudanças se apresentam com uma peculiar velocidade e num volume realmente desproporcional. É preciso muita habilidade para dar conta da existência, sabendo que as alternâncias são cada vez mais instantâneas. A adaptação não acontece apenas por intuição. É imprescindível estar atento e fazer os devidos encaminhamentos no tempo certo. Além disso, é importante entender, ao menos um pouco, de tendências: quem presta atenção no hoje é capaz de subentender o que virá no amanhã.
A ilustração mais prática é conhecida de todos: de acordo com a semeadura, acontecerá a colheita. Já vai longe o tempo em que os ambientes deveriam se adaptar às pessoas. Antes de qualquer posicionamento, é importante conhecer a realidade e prestar atenção às atitudes das pessoas. Revelar-se aos poucos, sem imposição e excessivo ruído, ajuda para que a confiança se estabeleça. Pessoas barulhentas acabam ficando à margem das trocas e do fortalecimento dos laços.
A construção da lealdade se estabelece à medida em que a adaptação deixa de ser um acessório, para tornar-se uma elegante postura. Sem dúvida, adaptar-se é o primeiro passo, quando se trata de edificar a felicidade. Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!