O cenário é a metáfora de uma guerra contemporânea: a violência sofrida por mulheres em situação de rua e invisibilidade social. No campo de batalha urbano, mãe e filha lutam pela sobrevivência, provocando o público a redescobrir a própria cidade e os conflitos típicos da exclusão. Baseada na obra do alemão Bertolt Brecht (1898-1956), um dos dramaturgos mais contundentes do século XX, a peça itinerante Mãe Coragem e Sua Filha Muda: Uma Crônica da Guerra Tormenta percorrerá um trecho da Via Del Vino nesta sexta. Ela integra a programação do 2º Bento em Cena, que segue com atrações até sábado.
Com atuação e direção compartilhada de Gustiele Fistarol, Luana Marasca e Pâmela Fogaça, o espetáculo tenta quebrar a chamada "quarta parede" para conversar diretamente com o público. Embora atuais, os questionamentos propostos em Mãe Coragem dialogam com a peça original, escrita no preâmbulo da Segunda Guerra, em 1939.
— Em alguns momentos a gente sai das personagens pra trazer questionamentos que conversam com o texto de Brecht. Queremos que o público olhe para a cidade e busque perceber a relação dos corpos com a rua, com a política e com essa guerra vivida atualmente pelas mulheres de rua, que estão à margem da sociedade — salienta Luana, cujo trabalho de conclusão de curso serviu de base para o espetáculo.
Transpondo o teatro épico à poeira do asfalto, Mãe Coragem está em sua terceira temporada e já passou pelas ruas de Caxias do Sul, Porto Alegre, Flores da Cunha e Montenegro. Com 50 minutos de duração, a peça mescla aspectos cênicos com os elementos sociais e subjetivos dos centros urbanos.
— A rua é um lugar comum de livre acesso e nós tentamos atingir justamente esse público que está passando, que não saiu de casa pra ir ao teatro. E como a gente aborda a situação dessas mulheres de rua, não tem lugar mais adequado. Como é um teatro itinerante, a gente quer levar o público pra conhecer e refletir um pouco sobre a cidade — reforça a atriz.
PROGRAME-SE
O quê: peça itinerante Mãe Coragem e Sua Filha Muda: Uma Crônica da Guerra Tormenta, do Treta Teatro.
Quando: sexta, às 15h.
Onde: na Via Del Vino, no centro de Bento Gonçalves.
Quanto: evento gratuito.
Informações: pelo telefone (54) 3454-5253.
Bento em Cena
Sexta (21)
9h, na Casa das Artes: workshop de bufão com Nina Picoli.
Sábado (22)
20h, no Anfiteatro Ivo A. Da Rold: espetáculo Divertissemente, do Ballet Vera Bublitz.