Quando se mudou para São Paulo, em 2011, uma das sensações de Pedro Pastoriz era a de que encontraria uma certa dificuldade de se adaptar à nova vida. Afinal, a cidade é um espaço urbano por onde circulam milhões de pessoas diariamente e que é, frequentemente, comparado a uma "selva de pedra". Mas foi a poucos metros de casa, no restaurante Lótus, onde ele encontrou o aconchego que tanto precisava. Ponto de passagem de gente dos mais diversos estilos, foi ali onde percebeu que é possível estabelecer laços de amizade mesmo na maior metrópole do país. A ligação do gaúcho de Porto Alegre com o espaço gastronômico foi (e ainda é) tão intensa que o local serviu de inspiração para a faixa que abre o disco Projeções, que ele apresenta amanhã no palco do Zero54, em Caxias do Sul.
– O disco foi lançado em 2016 pelo selo Risco, mas sinto que ainda é bem atual – explica o músico, que na apresentação desta quarta-feira sobe ao palco acompanhado dos caxienses do grupo Não Alimente os Animais, a quem considera "uma baita banda de blues".
Em Projeções, Pastoriz passeia por sonoridades cosmopolitas para contar histórias vividas ou observadas por ele e que revelam muito de seu cotidiano no centro de São Paulo. Todas as faixas foram compostas pelo próprio artista e o disco teve as participações de Tim Bernardes (O Terno), André Vac (Charlie e os Marretas / GrandBazaar) e Arthur Decloedt (Música de Selvagem).
– É música popular brasileira, embora tenha essas pinceladas, uma roupagem que pode se dizer um pouco rock contemporâneo. Cada música tem uma onda. Ao mesmo tempo que é um lugar meio árido, há muita troca, pois São Paulo é feita de uma mistura de pessoas – reflete.
Com três clipes lançados, o mais recente deles gravado no próprio Lótus, Pastoriz também é vocalista e guitarrista da banda Mustache e os Apaches. O início da carreira musical foi em Porto Alegre, aos 15 anos, quando ele ainda integrava um grupo chamado Xis Galinha.
Programe-se
:: O quê: Pedro Pastoriz em Caxias do Sul.
:: Quando: amanhã, às 21h30min. O bar abre às 18h30min.
:: Onde: Zero54 (Rua Augusto Pestana, 154, Estação Férrea, Caxias do Sul).
:: Quanto: R$ 10, à venda no local.
Leia também
Nei Lisboa revive clássicos de "Hein?!" e "Hi-fi", nesta quinta, no Teatro Pedro Parenti
Agenda: longa "Persona", de Ingmar Bergman, é exibido nesta terça-feira em Caxias
Agenda: Flávio Ozelame Trio faz show nesta terça, em Caxias
Agenda: documentário "Botinada: A Origem do Punk Rock no Brasil" é exibido nesta terça em Caxias