Programação que desde 2013 movimenta a cena musical caxiense, a Mostra Musical Tum Tum Instrumental terá novidades em sua 6ª edição. A primeira delas é que, desta vez, foi lançado um edital para a seleção de quatro das sete atrações da mostra — nas edições anteriores, a escolha de músicos e grupos era via curadoria direta. O objetivo, segundo a organização, é buscar o que há de mais contemporâneo na cena musical do Brasil e da América Latina. Mas essa não é a única mudança.
— Optamos por alterar o cronograma, e os shows vão ocorrer de junho de 2018 a fevereiro de 2019 — adianta a produtora Juliana Pandolfo.
A diferença é que, nos anos anteriores, o encerramento acontecia em dezembro. Agora, o Tum Tum vai ter espetáculos de junho a outubro, fazer uma pausa nos meses de novembro e dezembro e ser retomado em janeiro e fevereiro. O motivo, segundo Juliana, é que o final do ano já concentra uma grande oferta de atrações culturais, enquanto os primeiros meses do ano carecem de atividades do gênero.
— A ideia é que os espetáculos de janeiro e fevereiro sejam ao ar livre, junto ao Centro de Cultura Ordovás, num clima mais de verão, de festa — diz a produtora.
Entrando no clima das mudanças, o Tum Tum Instrumental ganhou nova identidade visual, a cargo da designer Ana Langone, com hexágonos que remetem aos seis anos da mostra, cores inspiradas na América Latina e desenho que referencia o grafite urbano.
Os músicos e grupos nacionais e latino-americanos que desejam participar da mostra podem se inscrever até o dia 31 de março. Os critérios de seleção incluem histórico profissional, aclamação popular, representatividade e qualidade artística. O edital e o link para inscrição estão disponíveis no site www.tumtumproducoes.com.br/tumtuminstrumental. O resultado deve ser divulgado em maio.
Leia também:
3por4: Produtora de Bento vai adaptar obra de Flávio Luis Ferrarini em curta-metragem
3por4: Frontman d'O Teatro Mágico apresenta show solo em Caxias
Morre Laco, da dupla Laco & Edson, sensação nos barzinhos caxienses nos anos 1990
Mostra "Joias da Imigração" abre em Caxias do Sul
3por4: Luciano Huck visitou escola no interior de Farroupilha
Complexo Fabbrica, em Caxias do Sul, sediará projeto de arte acessível