Programa comum a qualquer turista em Buenos Aires, os espetáculos conhecidos como "tango show" impressionam pelas coreografias muito elaboradas e cheias de acrobacias aéreas. Mas há um outro tipo de tango também muito pulsante na capital argentina, aquele vivido mais pelos moradores da cidade do que pelos turistas, conhecido como tango de salão. Esse é justamente o diferencial do espetáculo Tango...Viaje al Sentimiento, que será apresentado em Caxias pela primeira vez, neste domingo, no UCS Teatro.
– O tango de salão é dançado em lugares chamados de las milongas, é um circuito off, menos comercial do que o das casas de tango show. Lá, a estrela é a dança, que tem códigos diferentes, é baseada na comunicação do casal, na forma do abraço e na ligação dos dançarinos com o chão. Tem menos coreografias e mais improvisação – explica Ruben Ali, ex-diplomata da Argentina no Brasil que idealizou o espetáculo há oito anos.
Tango...Viaje al Sentimiento é composto somente por artistas argentinos e conta com quatro casais, quatro músicos (bandoneón, contrabaixo, piano e violino) e um cantor. A voz em questão é especial porque carrega a mesma carga de tradiçãoe autenticidade da dança que ocupa o palco. O convidado Guillermo Galvé foi integrante da Sexteto Mayor, uma das mais famosas orquestras de tango de Buenos Aires, fundada em 1973. Na apresentação em Caxias, o timbre firme do intérprete conduzirá grandes sucessos do tango portenho e ainda prestará uma homenagem ao pouco conhecido poeta Alfredo Le Pera.
– Temos um momento para contar um pouco da incrível história desse poeta, um brasileiro que é autor dos tangos mais importantes da história. Ele foi o grande letrista de (Carlos) Gardel, e seu parceiro de vida. Os dois morreram juntos, num acidente áereo na Colômbia, em 1935 – conta o Ali, sobre o paulistano que escreveu letras para clássicos como El Dia que me Quieras, Volver, Por uma Cabeza, Mi Buenos Aires Querido, entre outros.
As danças apresentadas no espetáculo seguem a direção de Roberto Zuccarino, criador do reconhecido Festival Argentina Tango Salón.
– Ele é o maior expoente dessa linha de tango na Argentina – elogia Ali.
Tango...Viaje al Sentimiento já esteve em várias capitais brasileiras, mas a ligação com o Rio Grande do Sul é certamente mais íntima. As proximidades geográficas facilitam o acesso ao ritmo, então, há muitos tangueiros apaixonados por aqui.
– Felizmente não há explicação para esse encantamento que o tango causa. É algo que se transmite através dos sentidos, das emoções, do sentimento. Esse não é só mais um espetáculo de tango, é para sentir a origem do tango.
Música
Espetáculo "Tango...Viaje al Sentimiento" será apresentado em Caxias neste domingo
Show será no UCS Teatro
Siliane Vieira
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project