Ao gaúcho de Santa Maria Carlos Scliar (1920-2001) associa-se a criação do Clube da Gravura de Porto Alegre, nos anos, 1950, entidade responsável pela renovação das artes gráficas do Rio Grande do Sul, com frutos em nível nacional a partir de então. Também naquela década, o caráter autodidata da obra do sambista carioca Heitor dos Prazeres (1898-1966) rendeu-lhe o terceiro lugar na 1ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1951. Mesma Bienal que conferiria ao cearense do Vale do Cariri Aldemir Martins (1922-2006) diversos prêmios por sua rica visão do folclore nordestino.
Atuando em diferentes frentes e técnicas, o trio citado soma-se aos outros 40 artistas contemplados na segunda edição da mostra Artistas Consagrados, que abre nesta quinta-feira (19) na Galeria Arte Quadros. Transitando entre o abstracionismo, o surrealismo, o concretismo e a arte naïf, as cerca de 80 obras podem ser conferidas até o dia 30 de junho, com entrada franca.
Assim como na edição 2015, parte das gravuras, pinturas e esculturas expostas faz parte do acervo da galeria. Outra, foi garimpada em acervos particulares de colecionadores e investidores da cidade. A mostra também terá caráter filantrópico. Três obras doadas pelo colecionador caxiense radicado no Rio de Janeiro Alexandre Frigeri estarão à venda, com renda revertida para o Lar da Velhice São Francisco de Assis.
São elas o óleo sobre cartão Cena Rural, da pintora ícone do modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral; uma serigrafia do desenhista e gravador capixaba Dionísio Del Santo; e outro óleo sobre cartão, Geométrico, do mineiro Mario Silésio.
Artes plásticas
Pinacoteca consagrada em cartaz em Caxias
Mostra segue até dia 30 de junho na Galeria Arte Quadros, destacando a produção de artistas como Carlos Scliar, Vasco Prado e Xico Stockinger
GZH faz parte do The Trust Project