Depois de ter se aventurado na literatura destinada ao público juvenil, Uili Bergamin desce um pouco mais a faixa etária e lança seu primeiro livro infantil neste sábado. Bisbilhoteca (editora Correa, 20 págs, R$ 19,90) foi escrito pensando em seu filho, Ícaro, homônimo do personagem central de sua oitava publicação individual em literatura - a não ser pela diferença de ser grafado com a letra "k".
O livro traz a sempre importante mensagem da importância da leitura, mas foi a falta dela que fez surgir o exemplar.
- Meu filho não gostava de ler. Eu, como escritor e mediador de leitura, me sentia o mais fracassado dos autores - confessa Bergamin.
Íkaro é um estudante que não gosta de ler e nem faz as lições recomendadas em sala de aula. Por isso mesmo, é mandado à biblioteca da escola - qualquer semelhança com as práticas escolares de outrora não é mera coincidência -, onde vê a professora Luana lendo o livro Bisbilhoteca. Como toda criança curiosa, acaba bisbilhotando a leitura alheia e é fisgado pela história de Íkarus, um bruxinho atrapalhado que não consegue fazer seus feitiços darem certo por não ler direito as fórmulas mágicas.
Além do livro - com ilustrações de Ivânia Longhi -, cujo lançamento será na Escola Municipal Mario Quintana (Pescador Vanderlei Padilha, 440 - Diamantino), às 10h, haverá encenação da peça teatral baseada no livro pela Cia. Uerê.
Ah, assim como o Íkaro do livro, o Ícaro da vida real, 11 anos, aprendeu a gostar de ler, garante o pai:
- Hoje ele é um grande leitor, sócio da Biblioteca Pública, onde retira sozinho um livro por semana.
Literatura
Uili Bergamin lança livro infantil neste sábado, em Caxias
Escritor se inspirou no próprio filho para criar a história de "Bisbilhoteca"
GZH faz parte do The Trust Project