Um dos desejos de Maria Helena Balen, que morreu na madrugada desta quarta-feira, era que em seu velório o caixão fosse fechado. Na sala A do Memorial São José, junto com uma foto, está o escrito de sua autoria: "Gostei tanto de viver que se me deixarem, eu volto". A frase sintetiza a personalidade da escritora que morreu na madrugada desta quarta-feira, aos 76 anos, vítima de câncer de mama. Ela deixa três filhos e cinco netos.
>> Palavra Escrita: Maristela Deves dá adeus à escritora
A filha mais velha, Jacqueline Balen, 51, conta que o câncer de mama surgiu há 17 anos. Depois de curada, a doença retornou há cerca de três e desenvolveu metástases. Maria Helena fez todo o tratamento em Porto Alegre, mas estava internada há pouco mais de 10 dias no hospital da Unimed.
- Ela era uma pessoa feliz, de bem com a vida, sem complicação, alto astral, não precisava de muita coisa para ser feliz. Uma pessoa simples, verdadeira, otimista - destaca Jacqueline.
Natural de Farroupilha, Maria Helena veio a Caxias para estudar, casou-se com Vasco Alceu Balen, falecido em 2009, e acabou ficando em Caxias desde 1962. Professora e cronista de diversos jornais da região, a escritora foi titular da Academia Caxiense de Letras em 1997, presidente da instituição de 1999 até 2001, cidadã caxiense em 2008 e patrona da Feira do Livro de Caxias em 2009, além de ter publicado diversos livros.
Dentre esses projetos, destacam-se as aulas de literatura que Maria Helena ministrava há mais de 10 anos na Penitenciaria Industrial de Caxias do Sul.
- Ela dizia que também tinha gente boa lá dentro - lembra Jacqueline.
De acordo com o filho caçula, Alexandre Balen, 45, a principal característica da personalidade de Maria Helena Balen era o amor pela vida.
- O que ela mais gostava era de viver. Gostava de literatura, estava sempre alegre, bondosa, bem carismática, se dava com todo mundo - acrescenta.
Maria Helena será cremada às 16h30min no Memorial Crematório São José de Caxias do Sul.
Obituário
"O que ela mais gostava era de viver", conta filho de Maria Helena, Alexandre Balen
A escritora faleceu na madrugada desta quarta-feira vítima de câncer de mama
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: