Diversas linguagens artísticas são utilizadas para contar a história do espetáculo infantil Brincar de Sonhar, que estreia neste domingo, às 18h. A montagem do grupo caxiense Quiquiprocó será apresentada no Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul.
A peça conta a história da relação familiar de Duda, uma garota cuja irmã mais velha é bailarina e se recusa a deixar a caçula participar das suas aulas de dança. Inquieta pela curiosidade, Duda aproveita para mexer no armário da irmã enquanto ela se ausenta, e acaba descobrindo todos os figurinos e fantasias que a bailarina guarda. A partir daí, dá asas a imaginação reprimida.
As personagens de uma sereia, bruxa, princesa e fada que a atriz Caroline de Lima - que também é bailarina formada pela Escola Preparatória de Dança (EPD) - cria com as fantasias são construídas com diferentes elementos. Uma das história é cantada, outra surge em uma conversa com o sapo, uma terceira é coreografada e outra ainda é construída por meio de movimentação de pés.
- Tentamos usar todas as linguagens dentro do espetáculo, a gente tentou fazer de tudo para que ele ficasse dinâmico - completa a diretora do espetáculo, Andréa Peres.
A preocupação de Andréa foi em não deixar o monólogo se tornar cansativo para o público infantil. Para isso, a personagem Duda conta com o amigo Justin, um sapo de pelúcia, manipulado pela própria protagonista.
- O teatro precisa de elementos cênicos, então a gente usa um boneco de pelúcia, que é um sapo, como artificio. A personagem principal conversa com esse sapo, e ele vai dando as ideias para as encenações dela. Existe um jogo cênico com ele, a Duda faz tudo para o sapo e ele reage com o que está acontecendo - esclarece a diretora.
Os ingressos para a estreia custam R$ 15 e R$ 7,50 (estudante, sênior e classe artística).
Teatro infantil
Espetáculo caxiense 'Brincar de Sonhar' estreia neste domingo, em Caxias
Montagem é produzida pelo grupo Quiquiprocó
GZH faz parte do The Trust Project