A vida do autor do livro O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), será retrata no espetáculo de bonecos Um Príncipe Chamado Exupéry, da Cia Mútua, de Itajaí (SC). A peça será apresentada nesta terça-feira em duas sessões, às 19h e às 21h, na Sala de Teatro Professor Valentin Lazzarotto do Centro Municipal de Dr. Henrique Ordovás Filho. A entrada é franca.
Ao fazer uma pesquisa sobre a obra literária, a Cia Mútua descobriu que Exupéry trabalhou para a Companhia de Correio Aéreo Aéropostale, entregando cartas em escalas de voos diários, que se estendiam pela Europa, África e América do Sul. No Brasil, a linha ia de Natal (RN) a Pelotas (RS). O autor, inclusive, visitou Florianópolis e fez amizade com um pescador da ilha.
Sem uma única fala, a peça, que estreou em 2010, perpassa todo a parte da vida nos ares do autor, desde seu primeiro dia de voo até seu desaparecimento, quando o avião que pilotava foi abatido em plena 2ª Guerra Mundial.
O público, limitado a 60 pessoas, vai assistir ao espetáculo de dentro de um hangar cenográfico e embarcar em todas as "viagens" do escritor-aviador. Ali, quatro bonecos são utilizados com as técnicas de manipulação direta sobre balcão e manipulação de silhueta.
O livro mais popular de Saint-Exupéry não é o foco do espetáculo. Entretanto, não há como evitar, numa atmosfera onde o protagonista vive nos ares, que os ensinamentos dados pelo príncipe literário fiquem intrínsecos na narrativa.
- A abordagem não é O Pequeno Príncipe, mas quem conhece a vida dele e leu o livro enxerga muitas relações. Há quem diga que ele era o próprio Pequeno Príncipe, alguém sozinho no mundo que se via pequenininho. Para quem voa todos os dias, o mundo se torna pequeno - adianta a atriz e produtora da peça Mônica Longo.
'O Pequeno Príncipe'
Peça 'Um Príncipe Chamado Exupéry' será apresentada nesta terça em Caxias
Espetáculo de teatro de bonecos conta a história do autor Antoine de Saint-Exupéry
GZH faz parte do The Trust Project