Marcos Souza é filho do violonista Chico Mário (morto em 1988) e idealizador do filme Três Irmãos de Sangue, sobre a história do seu pai e dos tios, o sociólogo e ativista Betinho e o cartunista Henfil. Cada um à sua maneira, o três estiveram ligados à cultura, à política e aos direitos humanos. O documentário, que será exibido em Caxias nesta sexta, a partir das 20h, no UCS Cinema, mostra entrevistas e recria a trajetória do trio.
Souza, que também é músico, comenta que o filme é transformador.
- Tem sido muito gratificante apresentar o filme. Há algum tempo, uma menina de 13 me abordou dizendo: "olha, esse filme mudou minha vida, eu estava muito chateada com o Brasil, não queria saber, mas depois, vendo a forma como esses três amavam o país, me fez até repensar". O filme faz pensar no que a gente está fazendo, o que pode fazer pelo coletivo, o que pode fazer pelo Brasil. Toda vez que eu passo (o filme) tenho certeza que alguma pessoa ali foi transformada, e é isso que eu espero em Caxias - diz o músico.
Antes da exibição do filme haverá um pocket show, em que Marcos Souza mostra canções do pai. Depois do filme haverá um bate-papo. Ingressos custam R$ 20 e R$ 10 (estudantes e idosos), antecipados na livraria do Maneco (da Cidade Universitária), ou a partir das 19h no local.
Personagens fortes
Marcos Souza, que estará em Caxias nesta sexta, diz que 'Três Irmãos de Sangue' é transformador
Documentário será exibido no UCS Cinema, com pocket show e debate
GZH faz parte do The Trust Project