O espetáculo V ao cubo - O que você V, o que você não V e além do que você V, criado por acadêmicos do Departamento de Arte Dramática (DAD) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), será apresentado nesta quarta-feira, no Teatro do Sesc, às 20h. A peça questiona o trabalho acadêmico na relação entre arte, academia e ciência.
Para trabalhar essas relações entre ciência e arte, é montado no palco um seminário no qual cinco cientistas do Departamento (fictício) da Verdade da UFRGS investigam estranhos acontecimentos que ocorrem no DAD: a interminável manutenção nos elevadores, a falta de papel higiênico nos banheiros e a falta de salas de salas de ensaio para os alunos.
A diretora do espetáculo, Natália Soldera, é mestranda em Artes Cênicas pela UFRGS e criou a peça como trabalho de conclusão do curso de bacharelado em Direção Teatral. Ela conta que a montagem é uma crítica à forma como o estudo é realizado dentro da universidade.
- Eu não sei se é uma critica a própria academia. O espetáculo faz pensar sobre como ser artista e como fazer arte dentro dos moldes da academia, reflete a diretora.
Arte X ciência
Espetáculo V ao Cubo estreia nesta quarta-feira, no Teatro do Sesc
Peça teatral questiona as relações entre arte e pesquisa acadêmica
GZH faz parte do The Trust Project