Há 30 anos, comemorados nesta terça-feira, Caxias do Sul inaugurava o primeiro centro cultural do município. Complexo formado por biblioteca, galeria de arte e teatro, a Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima homenageia um caxiense de Santana do Livramento.
O nome oficial da Casa foi sancionado pelo então prefeito Victorio Trez em 11 de outubro de 1983. A proposta foi do vereador João Ruaro Filho, com outros autores.
Militante das causas sociais e culturais no município que escolheu para viver e constituir família, Percy decidiu fixar residência na Serra em 1936, segundo a historiadora Sônia Storchi Fries, do Banco de Memória Oral do Arquivo Histórico Municipal.
Em agosto de 1937, ele funda o Centro Cultural Tobias Barreto de Menezes, um espaço destinado a promover a cultura entre os cidadãos e a viabilizar o estudo dos trabalhadores, de forma gratuita. Na época, foi considerado "o embrião da cultura de Caxias".
PROGRAME-SE
:: O que: A Casa em Festa, atividades comemorativas dos 30 anos da Casa da Cultura
:: Quando: terça, das 16h às 20h
16h: Confraternização pelos 65 anos da Biblioteca, com Samuel Sodré, na biblioteca
17h: Artistas do 005Arte pintam a Casa da Cultura, na Praça Dante Alighieri
19h: Apresentação da Banda do Carmo, em frente à Casa da Cultura
19h30min: Descerramento do Retrato de Gerd Bornheim, criado pela artista Beatriz Balen Suzin, e apresentação do Coro de Câmara Cant'Arte, na Galeria de Arte
20h: Lançamento do livro Casa da Cultura - 30 Anos irradiando arte, de Marcos Fernando Kirst e descerramento da escultura de Pedro Parenti, feita pela artista Daniela Antunes, e apresentação do Grupo de Câmara da Orquestra Municipal de Sopros, no Teatro
:: Onde: na Casa da Cultura (Dr. Montaury, 1.333 - Centro - Fone: 3221.3697)
:: Quanto: entrada gratuita