A situação da mulher no universo contemporâneo já é assunto corriqueiro. Sempre rendendo discussões, o tema estará em foco quarta na apresentação da peça La Svergognata, com interpretação, direção e dramaturgia de Anita Mosca, italiana radicada no Brasil há dois anos.
O espetáculo, que integra a programação do 14° Caxias em Cena, tem livre adaptação do romance homônimo da árabe Sahar Khalifeh.
- A linha intelectual, artística e estilística da peça é o retrato do universo feminino no cotidiano. Tentamos captar a condição da mulher no dia a dia, nas sociedades modernas, e tratar dos conflitos que violentam a vida das mulheres ao serem forçadas a se adaptar à condição de subalternas - explica Anita.
Enquanto o romance de Sahar é ambientado na Palestina da década de 1960, o de Anita se passa no sul da Itália, na contemporaneidade. Na peça, uma adolescente apaixonada pelas artes plásticas tem sua postura considerada inconveniente para as regras de uma pequena cidade provinciana. Para evitar um escândalo, a família da protagonista a obriga a se casar com um homem mais velho. O tempo passa, a menina se torna mulher e, ao longo de 10 anos de casamento, sofre todo tipo de violência física, sexual e moral.
PROGRAME-SE
O que: 'La Svergognata', com Anita Mosca
Quando: quarta, às 20h
Onde: Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1.333), em Caxias
Duração: 50min
Classificação: 16 anos
Caxias em Cena
Anita Mosca apresenta 'La Svergognata' nesta quarta
Show será no Teatro Pedro Parenti
GZH faz parte do The Trust Project