Foi difícil para o fotógrafo Gilberto Perin, também do Núcleo de Programas Especiais da RBS TV, conseguir acompanhar a intimidade de jogadores hoje revelada na exposição que está em cartaz no Sesc Caxias, 'Camisa Brasileira'. Alguns clubes com os quais entrou em contato nem responderam sua solicitação. Outros simplesmente recusaram. Até que o Brasil de Pelotas aceitou.
Durante oito meses de 2010, Perin acompanhou o Brasil na segunda divisão do futebol gaúcho.
- Conversei com os jogadores uma única vez e fiz um pacto de invisibilidade. Ou seja, eu seria o mais discreto possível para não interferir no ritual dos vestiários. Se eles não quisessem ser fotografados em algum momento era só me avisar. Isso nunca ocorreu - explica.
A exposição começou em julho de 2010 em Porto Alegre. Em seguida, parte dela foi para uma mostra na França. Depois, foi incluída no Circuito de ArteSesc-RS. Ao mesmo tempo, no Museu do Futebol em São Paulo (localizado no Estádio do Pacaembu) está a exposição "Vestiário" que fica até 15 de julho.
- Essa exposição de São Paulo é da mesma série Camisa Brasileira, mas com outro curador, Leonel Kaz. Isso quer dizer que é um outro olhar sobre as 3 mil fotos que fazem parte da série Camisa Brasileira.
A mostra fica em cartaz até 31 de maio, de segunda a sábado, das 8h às 20h, e a exposição no Rio Grande do Sul tem a curadoria de Alfredo Aquino. A entrada é franca.
Dentro do vestiário
Mostra em Caxias expõe intimidade do futebol
Gilberto Perin teve dificuldade para encontrar time que aceitasse ser fotografado
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: