Leveza e delicadeza são as palavras-chave para a mais nova edição da Vitrine Conceito da Galeria Arte Quadros, em Caxias. Desta vez, as artistas plásticas Elisa Zattera e Marli Leal dividem espaço na exposição Laços, cuja ambientação é do escritório de design de interiores Conte Pro Max. A abertura, com entrada gratuita, está prevista para esta quarta-feira (22), das 18h às 20h30min.
Com um trabalho voltado para o universo feminino e suas inquietações, Elisa apresentará 15 esculturas, sendo sete delas inéditas. A artista caxiense, que tem mais de duas décadas dedicadas a este tipo de arte, conta que a exposição terá obras que partem de 18 centímetros e vão até 1,62m de altura, sendo especialmente desenvolvidas para esta edição da vitrine.
São esculturas que ganham movimento em diferentes materiais como o aço, a madeira e a fibra de vidro, oferecendo ao olhar do espectador um deslocamento sem início, meio e fim.
— Através das linhas orgânicas busco uma harmonia, um equilíbrio entre o 'dentro e o fora', ou seja, entre o 'vazio e a matéria'. Não há peso e, sim, um movimento leve entre as formas, quase sensual, remetendo à figura feminina. De cada ângulo, há um ponto de vista único — detalha Elisa.
Marli, por sua vez, se apropria de rostos femininos, realçados por flores, para trazer delicadeza e doçura à exposição. De Porto Alegre, a artista se baseia na técnica mista como carvão, grafite, acrílica, lápis de cor, purpurina, textura e colagem. Ao todo, serão 17 quadros expostos.
— Os retratos sempre fizeram parte da história da humanidade, sendo assim, o tema preferido das minhas obras. A presença das flores está associada à delicadeza e beleza feminina, ao passo que o dourado, remete a ideia do poder transformador da força da mulher no mundo — explica.
E para quem quiser conferir pessoalmente o trabalho das duas artistas a galeria está localizada na Rua Feijó Júnior, 975, São Pelegrino. A 36ª Vitrine Conceito fica em cartaz até 31 de julho.