O bordado em tela O Laçador (foto), do artista caxiense Rafael Dambros, é uma das obras selecionadas da Mostra Fora da Margem - Panorama Visual das Subjetividades Queer, com abertura marcada para esta quinta (3), em Porto Alegre. A Associação Chico Lisboa organiza a ação como uma resposta artística ao polêmico fechamento da exposição Queermuseu pelo Santander Cultural, ocorrido em 2017.
Vale lembrar que a criação artística de Rafael chegou a ser alvo de “protesto religioso” na Capital em 2019, quando a exposição Santificados esteve em cartaz na galeria Espaço 900. Agora, o artista mostra um trabalho em bordado que levou quase um ano para ficar pronto.
– A obra tem a ver com a questão da cultura gaúcha, óbvio, mas também é inspirada na relação de eromenos e erastes, a relação grega entre mestre e discípulo. Ela também carrega o estereótipo do herói macho latino-americano que faz parte do imaginário popular. É uma brincadeira com essa questão da masculinidade e acho que casou bem com a exposição – explica Rafael.
A Mostra Fora da Margem integra 37 obras de artistas plásticos e sete filmes, assinados tanto por criadores já reconhecidos como por iniciantes que ainda estão buscando projeção para seus trabalhos nesse âmbito. O grupo foi selecionado por meio de um edital dedicado a reunir a produção artística atual gaúcha alinhada à temática.
A ideia da exposição é dar voz a narrativas que espelham o momento em que vivemos, sublinhando o papel da arte como manifestação crítica e ferramenta de inclusão. A abertura ocorre às 19h desta quinta, na Galeria do DMAE (Rua 24 de Outubro, 200) e a visitação gratuita vai até o dia 30 de março, de segunda a sexta, das 8h às 17h30min.