Com mais de 80 trabalhos realizados, revezando-se entre cinema, televisão e teatro, Dira Paes é daquelas atrizes que já encarou quase todos desafios artísticos possíveis. Mas uma nova faceta no seu repertório será exercida a partir deste ano, dentro do Festival de Cinema de Gramado. A paraense aceitou o convite para integrar o time de curadores da programação. Ela se une ao jornalista, crítico de cinema e professor Marcos Santuario e à atriz e cantora argentina Soledad Villamil.
No time, Dira assume a tarefa de selecionar os filmes de longa-metragem brasileiros e estrangeiros das mostras competitivas. A atriz disse estar honrada com o convite e garantiu que tentará "retratar o melhor do nosso cinema na tela de Gramado". Vale lembrar que Dira foi homenageada por sua contribuição ao cinema em 2017, com o troféu Oscarito. Além disso, ela também possui três Kikitos de melhor atriz.
O Festival de Cinema de Gramado ocorre entre os dias 12 e 20 de agosto e, neste ano, celebrará sua 50ª edição. As inscrições para as mostras competitivas estão previstas para começar na segunda quinzena de fevereiro.