Quem passar pela Praça das Flores de Nova Petrópolis nesta segunda (31) será surpreendido com um convite à leitura. Estará ocorrendo por lá a sexta edição do projeto Gibi Sem Dono, que distribui obras à comunidade com uma única condição: que depois de lidos, os gibis sejam deixados em outro local público, para que o ciclo da leitura tenha continuidade.
As revistinhas serão distribuídas em pontos estratégicos da praça durante a tarde desta segunda: às 14h, 15h, 16h, 17h e 18h. Estarão disponíveis títulos de personagens como Luluzinha, Zé Carioca, Emília, Cuca, Margarida, Turma da Mônica, etc.
Uma particularidade importante é o cuidado do projeto para evitar contaminação de covid-19. Desta forma, todos os gibis foram higienizados e estarão em embalagens plásticas. A orientação é para que o álcool seja usado antes e depois do manuseio. No verso de cada gibi, há uma etiqueta com um passo a passo da limpeza.
O Gibi Sem Dono celebra o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos e é realizado pela Biblioteca Pública Municipal Prof.ª Elsa Hofstätter da Silva.
Ganhou e doou
Uma das participantes do projeto é a estudante Milena Thaís Koch, 12 anos, que aparece aí na foto recebendo um dos gibis, no ano passado. Ela conta que ganhou uma revistinha do personagem Cascão, da Turma da Mônica. Depois de ler, deu continuidade à iniciativa do Gibi Sem Dono e deixou a publicação à espera de um novo leitor em outro local da cidade.
– Escolhi a rodoviária porque é um lugar onde passa muita gente, está sempre cheia, pensei que seria mais fácil de alguém se interessar. Fiquei cuidando um tempo, mas acabei não vendo quem pegou o gibi que deixei lá – conta a guria, que em 2022 vai cursar o 7º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Hoffmann.
Milena elogia a ideia do projeto, que celebra o incentivo à leitura:
– É muito bom, porque muitas pessoas não têm condição de comprar um livro ou um gibi, e acabam tendo a oportunidade de ler e acessar conhecimento com o projeto.
A estudante gosta bastante de ler e diz que está até mesmo pensando em doar alguns títulos já lidos para que o projeto siga cumprindo seu objetivo.