O retorno da UCS Orquestra, em outubro, veio acompanhado de pelo menos cinco apresentações agendadas até dezembro. Entre elas está a série Joias Italianas do Século XIX, que integra um projeto de circulação por cidades do Rio Grande do Sul viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura. Serão três concertos neste formato. O primeiro ocorre nesta quinta (4), às 20h30min, no UCS Teatro. E os demais serão neste domingo (7), às 15h, na Catedral de Pedra de Canela; e no dia 11, às 20h, no auditório do campus da UCS Farroupilha. Todas as apresentações contarão com transmissão online pelo Facebook e pelo YouTube da universidade.
Sob regência do maestro Manfredo Schmiedt, Joias Italianas contará com a participação da soprano Elisa Machado e do tenor Giovanni Marquezeli.
– É um repertório que contempla árias, duos e trechos orquestrais de óperas italianas do século 19 – explica o maestro.
O repertório vai reunir trechos de óperas famosas como La Traviata, de Verdi; Turandot, de Puccini; e Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni.
Depois da reestreia com o Concerto da Primavera, e dessas três apresentações do projeto Joias Italianas, a próxima agenda da UCS Orquestra deve ser em dezembro, com o tradicional Concerto de Natal.