Aí na foto acima está o registro de um encontro histórico realizado na noite da terça (23), na Casa da Cultura de Caxias do Sul. Um coletivo de mulheres atuantes no movimento hip hop se reuniu para falar de pautas importantes como a violência de gênero e a interseccionalidade dentro do feminismo e do hip hop também. A atividade foi organizada pelo coletivo Disseminas e integrou a Semana Municipal do Hip Hop, que tem atividades na cidade até domingo. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes, a maioria mulheres.
– Foi uma construção de meses que envolveu várias mulheres. Todas se uniram para falar sobre a invisibilização das mulheres que ocorre no movimento. É um recorte do que acontece na nossa sociedade e acaba se replicando também dentro do hip hop – diz a artista Fernanda Rieta, que integra o movimento há pelo menos 10 anos e ministra aulas de grafite na Fluência Casa Hip Hop, na zona norte de Caxias.
Além de grafiteiras, também estiveram por lá mulheres atuantes em linguagens da dança e do slam, que inclusive realizaram algumas apresentações. O encontro foi gravado e está disponível no Facebook da Secretaria da Cultura. Vale a pena ouvir o que as gurias têm a dizer.
A programação da Semana do Hip Hop realiza apresentações nesta quinta (25) e sexta (26), às 18h, no Centro de Cultura Ordovás. Já o fim de semana será marcado pelo sarau de hip hop na Feira do Livro, no sábado (27); e pelos shows de encerramento na Casa Fluência, domingo (28).