A retomada física do Mississippi Delta Blues Festival (MDBF) ficou para 2022 para garantir que a festa possa acontecer com toda a segurança possível. Será a primeira edição do festival realizada na nova casa do Mississippi (o bar), os pavilhões da Festa da Uva. As datas já foram escolhidas: 17, 18, 19 e 20 de novembro.
O comandante da festa, Toyo Bagoso, explica que será mantida a temática do MDBF que ocorreria em 2020, Clarksdale Edition. Por conta disso, haverá mobilização para oficializar o processo de Gemellaggio entre Caxias e a norte-americana Clarksdale, tornando-as cidades irmãs.
— Vão ser sete palcos temáticos com referência a bares, teatros e lugares icônicos de Clarksdale — adianta Toyo.
O line-up ainda não tem nomes confirmados, mas Toyo conta que serão priorizados artistas do Delta. Entre os primeiros cogitados estão os guitarristas Christone "Kingfish" (na foto acima), Lucious Spiller, Anthony "Big A" Sherrod, os harmonicistas Deak Harp e Terry Harmonica Bean, além do guitarrista e harmonicista Watermelon Slim.
Uma particularidade legal é que o MDBF vai ocupar os Pavilhões justamente no ano em que se completa 40 anos do Cio da Terra, festival icônico que movimentou aquele mesmo local com muita música e contracultura. Uma certa mística remetendo àquela época certamente tomará conta do MDBF. Um exemplo será a abertura de espaços para acampamento (algo que ficou muito marcado na memórias de quem vivenciou o Cio da Terra).
— Na Estação Férrea (onde o festival teve suas edições anteriores) nunca foi permitido, mas o espaço dos Pavilhões tem tradição de acampamento, por isso vamos abrir pela primeira vez uma quantidade limitada de espaços pra camping próximo à Casinha, que deve se mudar pra Festa da Uva em breve — diz Toyo, acrescentando que, antes do MDBF, o parque também vai receber uma edição da feira MDBFair, ainda sem data definida.
Expansão para outras cidades
Realizado anteriormente apenas em versão online, o MDBF Gramado vai virar realidade física em 2022. Será durante o primeiro final de semana do Festival de Cinema, que geralmente ocorre em agosto. O tema também já foi escolhido: Crossroads Edition. Toyo explica que vários filmes clássicos sobre blues (como o icônico A Encruzilhada) vão inspirar a decoração da Caza Wilfrido, sede do MDBF Gramado. Uma das atrações já confirmadas é a cantora carioca Taryn.
— Ela faz um show performático contando a história do blues — diz Toyo.
Outra cidade que receberá programação dedicada ao blues em 2022 será Flores da Cunha. A MDBFair será realizada por lá nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, no Parque da Vindima. Em homenagem ao galo que simboliza a cidade, a programação foi batizada de "Red Rooster Edition". Haverá atrações musicais, além de muita arte e gastronomia.
No Rio de Janeiro, onde o Mississippi Bar tem uma filial que tem reunido bom público neste momento de retomada das atividades noturnas, também haverá mobilização em breve. O plano é realizar um festival por lá em maio.
— Já fomos aprovados pela Lei Municipal de ISS e temos três anos para captação. Se conseguirmos a tempo acontece a Mojo Hand Edition em 2022 — planeja Toyo.