A linguagem de vídeos popularizada pelo aplicativo TikTok está em todos os lugares. Até mesmo o Santuário de Caravaggio entrou na moda e transformou o bispo emérito de Caxias, Dom Alessandro Ruffinoni, no mais novo "tiktoker" da parada. Na segunda-feira (13), o perfil de Instagram do Santuário publicou um vídeo (veja abaixo) no qual Dom Alessandro reproduz movimentos dos tiktokers sob a trilha dançante de Christian Crisóstomo. O vídeo, publicado no formato de Reels, foi proposto pela estudante de Jornalismo Mariana Peglow Ávila, que contribui na equipe de comunicação do Santuário:
— Ele é superinteressado nas gravações. Mostrei algumas inspirações e ele já foi fazendo, testando. O bispo é um jovem (risos), ele tem muita animação e muita noção da internet e redes sociais. Já estou procurando mais conteúdos para continuarmos com os vídeos — comemorou a guria, que tem 21 anos.
É bom acrescentar que Dom Alessandro participa ativamente dos perfis digitais do Santuário, gravando muitos vídeos para o YouTube, por exemplo. Agora, o intuito é atingir um público mais jovem investindo numa linguagem mais descontraída. Algo que o bispo emérito não achou nem um pouco difícil:
— Foi muito simples, ela (Mariana) me ensinou como eu devia fazer, bater palmas, levantar as mãos. Eu fiz como ela me dizia. Depois ela montou com os meus gestos e acrescentou as palavras — contou o bispo, que tem 78 anos.
Apesar do clima festivo do vídeo ao estilo TikTok, o assunto comunicado é bem conectado com a vocação religiosa do perfil. O conteúdo traz seis fatos sobre o beato Carlo Acutis e serve de aquecimento para a Mostra Internacional Eucarística de Carlo Acutis, que o Santuário abrirá ao público neste fim de semana, das 13h às 17h.
— É bom saber que Carlo Acutis foi um cibernético e youtuber bem entendido. Começou o seu trabalho desde os 11 anos, não chegou a publicá-lo porque morreu aos 15 anos. Mas os amigos levaram adiante o trabalho que agora está espalhado no mundo — justifica Dom Alessandro.