Aís nas fotos estão registros de ações realizadas pelo projeto Movimentarte, que envolveu alunas secundaristas e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas de Caxias do Sul. Foram mais de 100 inscritas, entre estudantes e docentes das instituições, que participaram de oficinas dedicadas a promover vivências artísticas como ferramenta de libertação e empoderamento feminino.
As aulas rolaram em maio, sob comando das oficineiras Natália E. Barella e Maysa Stedile. A dupla elegeu o conto Pele de Foca - Pele da Alma, retirado do icônico livro Mulheres que correm com os lobos para trabalhar manifestações da dança e da pintura. O grupo se envolveu com linguagens das danças circulares e do registro pictórico.
O mais legal é que a comunidade num geral poderá acessar os trabalhos criados pelas participantes por meio de uma exposição virtual que estará à disposição a partir desta sexta (25), por meio do perfil de Instagram @movimentarte2021 e pelo Facebook MovimentArte. Também nesta sexta, às 20h, haverá uma live no Instagram, com as oficineiras e toda a equipe, falando mais sobre os processos vividos durante o projeto.
Outra oportunidade para aprender mais sobre o assunto será no dia 2 de julho, às 20h, quando ocorre a oficina Liberta (também pelo Instagram). A ideia é apresentar uma versão simplificada do curso, oportunizando que as participantes explorem seus universos próprios por meio da arte. A participação é gratuita, já que o Movimentarte é viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, executado pela Fundação Marcopolo.