Será apresentado nesta quarta (12), por meio de coletiva, um projeto que se propõe a ressignificar a relação dos caxienses com a história e a memória. Viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, executado pela Fundação Marcopolo, a 1ª Noite Caxiense de Museus vai envolver linguagens do teatro, da música e da dança para fortalecer a conexão da comunidade com espaços como o Museu Municipal (foto), Museu e Monumento Nacional ao Imigrante, Museu Ambiência Casa de Pedra, Memorial Gazola, entre outros. Num total, 10 museus farão parte da ação, com lançamento marcado para o dia 22.
Conforme o proponente do projeto, Guilherme Montanari, uma das atrações será uma websérie criada em parceria com a companhia Ueba Produtos Notáveis. Apresentada em 10 episódios de cerca de 15 minutos cada, a iniciativa quer apresentar os museus de uma forma divertida e lúdica.
– A ideia é desmistificar a ida ao museu como uma atividade puramente escolar, queremos incentivar que as pessoas conheçam sua história, sua origem. Que a comunidade se sinta como parte, e se sinta dona de sua cidade – explica ele, que buscou inspiração em eventos tradicionais como a Noite Branca de Paris.
Cerca de 30 profissionais vão se envolver no projeto. Para saber mais, fique atento às redes da 1ª Noite Caxiense dos Museus.