Projeções de arte como a registrada na foto acima poderão ser vistas em Caxias do Sul em breve. É o que prevê o Flow, um festival de linguagens em arte e tecnologia que pretende estimular a produção artística contemporânea, além de despertar a produção cultural digital com foco em arte e tecnologia. Ainda sem data definida para ocorrer, o Flow foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do RS e está na fase de captação de recursos (veja abaixo como contribuir). No projeto, idealizado pela produtora cultural Caliandra Troian, estão previstas ações como residência artística, projeções mapeadas e em grande escala, instalação artística, live cinema, show de luzes e projeções itinerantes.
O tema da primeira edição do projeto já está definido: A cidade que eu habito. Desta forma, o Flow vai realizar projeções mapeadas em espaços históricos, valorizando o patrimônio da cidade. Serão sete dias de programação, sendo cinco de residência artística (com artistas selecionados por convocatória) e quatro (de quarta a domingo) de programação na cidade, dedicada à comunidade em geral.
Alguns artistas já estão inclusos na programação prévia do Flow. É o caso de Marcelo Armani, que vai participar de uma projeção mapeada na Estação Férrea, com performance musical ao vivo, no estilo live cinema. O duo Ceci Soloaga e Ygor Marotta também virá a Caxias com o projeto VJ Suave (responsável pela obra em destaque na foto), que trabalha com animação projetada em superfícies urbanas. Por aqui, eles devem mostrar a instalação Floresta Encantada e a Performance Suaveciclo. Outros confirmados na programação do festival são Marcelo Fardo, Silvana Boone, Marcelo Andrighetti e Guilherme Santin.
Quer ajudar?
O Flow foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura do RS e está captando recursos de ICMS. Empresas interessadas em participar do projeto podem saber mais sobre como contribuir pelo e-mail cali@caligestaocultural.com ou pelo fone (54) 98434-1531.