Com prazo encerrado na última terça (26), o Edital Criação e Formação - Diversidade das Culturas recebeu um total de 6.591 inscrições. Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) em parceria com a Fundação Marcopolo, a inciativa oferece R$ 20 milhões (recursos oriundos da lei Aldir Blanc) para propostas de pesquisa, criação, formação e qualificação em diferentes áreas culturais. Conforme a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araujo, esse é o maior investimento já feito em um edital da cultura.
Num total, houve 3.389 participações de pessoas físicas e 3.202 de pessoas jurídicas. A distribuição de recursos chegará aos municípios do Estado de acordo com a divisão demográfica da população do Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). A seleção também contemplará pontuação específica para diversidade e, nos projetos de pessoa física, haverá 50% para cotas sociais.
A etapa de habilitação e seleção das propostas deve durar cerca de 15 dias. O andamento do edital pode ser conferido por meio do site www.fundacaomarcopolo.com.br, além das redes sociais da instituição.