Convocada a responder questionamentos sobre processos e andamentos da Secretaria da Cultura, a responsável pela pasta em Caxias, Luciane Perez, compareceu na Câmara de Vereadores nesta terça (15). Uma das questões levantadas dizia respeito à demora nos resultados do Financiarte. A secretária comentou que o edital deste ano contou com 21 projetos inscritos e 15 habilitados. Entretanto, os contemplados ainda não foram divulgados por conta da demora em compor as comissões de avaliação, seleção e fiscalização (Casf).
— Diante desta dificuldade, solicitamos a prorrogação de prazos conforme previsto no rito administrativo, de 30 dias, para que a gente pudesse protocolar novamente o Financiarte, prorrogar ele. Isso está em andamento — disse a secretária, acrescentando que o pedido de recurso por parte de três inscritos também ajudou a atrasar o processo.
Com relação ao novo edital com recursos provenientes da Lei Aldir Blanc, Luciane disse que a previsão é que a publicação ocorra ainda durante esta terça. O edital é ansiosamente aguardado pela comunidade cultural de Caxias.
Sobre novas convocatórias, a secretária apontou que a secretaria está em tratativas com a Procuradoria Geral do Município (PGM) e com a Central de Licitações (Cenlic) para pensar estratégias de desburocratização.
— O Caxias em Cena deverá ser nosso case nesse novo formato de convocatória. Vai desburocratizar e facilitar o acesso dos artistas — apontou ela, prevendo a novidade, no entanto, somente para 2021.