Nos moldes da coletânea Sons que Vêm da Serra, aprovada em 2018 e viabilizada em 2019, o edital Natura Musical está investindo novamente em algumas iniciativas de fomento a cenas culturais. A lista de contemplados para 2021 inclui o Circuito Orelhas, que realiza turnês, levando shows de artistas de todo o Brasil a cidades como Porto Alegre, Uruguaiana, Pelotas, Santa Maria e Caxias do Sul. O circuito já promoveu shows de artistas como Filipe Catto, Jeneci e Clarice Falcão.
Completando 15 anos de atuação em 2020, o programa Natura Musical vai distribuir R$ 5,5 milhões em patrocínio a 43 novos artistas, bandas e projetos que investem em inovação e inclusão. Desta vez, o edital também está destinando parte do recurso ao Edital Nacional para a Amazônia.
Além do Circuito Orelha, o Rio Grande do Sul receberá fomento do edital por meio das propostas Bê Smidt – Viridiana (Porto Alegre), Dessa Ferreira (Porto Alegre), Feijoada Turmalina (Porto Alegre), Gravina DasMina (Pelotas), Lanceiros Negros: Aceleradora cultural (Porto Alegre), Pâmela Amaro - Samba às Avessas (Porto Alegre), e Uma Sinfonia Diferente (Novo Hamburgo). A Serra está contemplada somente por meio do Circuito Orelhas, que deverá trazer shows (ainda não definidos) a Caxias.
A lista completa de projetos contemplados será revelada nesta quinta (10), às 19h, com um um bate-papo virtual entre Emicida, Gilberto Gil e o ambientalista e escritor Ailton Krenak. Depois, haverá show do rapper diretamente do palco da Casa Natura Musical. A transmissão será gratuita pelas redes sociais do Natura Musical.