Entre os editais abertos por municípios da Serra para aplicação dos recursos da Lei Aldir Blanc, chama atenção um dos chamamentos públicos oferecidos em Farroupilha, que investe recursos na decoração de Natal do município. Os valores são pagos a artesãos, que fazem parte do público-alvo da lei, mas atende a um serviço que geralmente é custeado pela própria prefeitura. O edital, já encerrado, previa a seleção de até 16 iniciativas de projetos de artesanato com viés natalino, oferecendo R$ 5,2 mil para cada um. Inclusive, o edital categorizou as propostas em três opções: entrega de árvores de Natal, entrega de Papai Noel e entrega de presépios (contendo Maria, Menino Jesus, José e estrela de Belém).
Conforme o diretor de Cultura do município, Raphael Felipe Giacomoni, a iniciativa foi bem recebida pelos profissionais:
– Quem esteve presente nas sessões públicas de análise dos envelopes elogiou a iniciativa, porque os artesãos estavam parados e nos disseram que era uma possibilidade para mostrar o trabalho deles para a comunidade farroupilhense, já que vão expor isso para uma infinidade de pessoas que poderão ver e apreciar seus trabalhos – justificou.
O edital dedicado à decoração natalina de Farroupilha teve oito contemplados, entre eles Associação dos Artesãos de Farroupilha. Atualmente, a cidade conta com dois editais abertos pela Aldir Blanc, já com recursos que sobraram dos primeiros chamamentos públicos. Podem se inscrever projetos de apresentações artísticas, culturais e humorísticas, além de projetos de cursos na área cultural.