A coluna já mostrou por aqui o trabalho do Violas ao Sul, formação da qual o músico caxiense Valdir Verona (na foto) faz parte. O projeto dedica-se a explorar as possibilidades da viola de 10 cordas gaúcha e lançou um disco no ano passado. Com a agenda de shows parada em função da pandemia, o grupo realiza a primeira edição do Festival Violas ao Sul, no formato online. Os shows ocorrem nesta quarta (29), quinta (30) e sexta (31), com repertórios que passeiam por canções autorais e clássicas do cancioneiro gaúcho e brasileiro, pincelando um pouco de música contemporânea também.
Leia mais
Projeto gaúcho Violas ao Sul lança disco
A programação terá 10 apresentações, com duração de 30 minutos cada. A transmissão começa sempre às 19h, pelas redes sociais do grupo Violas ao Sul e da Fundação Ecarta, apoiadora do festival.
O primeiro show, nesta quarta, será conduzido justamente por Verona, que mostra desdobramentos da viola serrana. Também na quarta, se apresentam Leandro Costa, além de Cris Maya e Léo Dias (veja a programação completa em pioneiro.com).
Ah, para aquecer o clima para os shows também estão rolando alguns bate-papos com os violeiros, às 19h, pelos mesmos canais. Nesta segunda (27), a conversa será com Angelo Primon e Álvaro RosaCosta; já na terça (28), Valdir Verona e a dupla Cris Maya e Léo Dias trocam ideias sobre o universo da viola.
Leia também
Na Cozinha: quer aprender a fazer um delicioso bauru ao prato?
Grupo Live Marketing, com representantes na Serra, pensa ações para o setor de eventos
Hotel e bares são interditados em operação da prefeitura de Caxias do Sul
Na Cozinha: aprenda a fazer rapaduras de leite condensado
Dia dos avós: a tecnologia como aliada para amenizar a saudade dos netos durante a pandemia
Nivaldo Pereira: leão e o ser criador
Tríssia Ordovás Sartori: você sabe o que quer dizer "sawabona"?