A antiga sede do INSS, em Caxias, está sendo preparada para se transformar no Recanto da Compaixão Frei Salvador, projeto da Associação Mão Amiga que atuará na área social. Além de ter recebido uma ação voluntária de limpeza, recentemente, o espaço (localizado no final da Rua Pinheiro Machado) também foi objeto de trabalho para arquitetos e fotógrafos ligados ao Instituto SAMbA. O grupo esteve por lá registrando grafites e pichações que integram a estética do prédio até então abandonado. A ação está relacionada ao Projeto Território, um dos contemplados no edital FAC Movimento, e que tem o objetivo de mapear a arte urbana.
Leia mais
Lista de aprovados do edital FAC Movimento tem pelo menos duas propostas de Caxias
Antigo prédio do INSS, em Caxias, passa a ser de responsabilidade da Mitra e do Mão Amiga
A intenção do Instituto SAMbA é realizar uma exposição com as fotos e depois doá-las ao Mão Amiga. O prédio, que encontra-se fechado desde 2011, logo ganhará uma reforma completa, mas o projeto Território se empenha em registrar a memória desse e de outros lugares. O registro é muito válido, já que grafite e a pichação são também formas de expressão, gritos presos em paredes e muros que agora estão imortalizados pela fotografia.
O Recanto da Compaixão Frei Salvador ainda não tem data marcada para inauguração, mas o objetivo é que ela ocorra até o fim de 2021.
Leia também
Escola Tem Gente Teatrando, de Caxias, estreia nesta segunda-feira sua primeira mostra virtual
Literatura para a infância vai nortear papo no Órbita Literária
Banda Todos Foram Morar Longe lança single no Dia do Rock
VÍDEO: Quinteto Macedo inicia série em homenagem ao rock
Sandra Cecília: plantar, respeitar o tempo
Conheça mais sobre o Porcini, um selvagem cheio de sabor