Mais uma prova de que a cultura é, sim, propulsora de economia, é a escolha do assunto para abrir a série Informações & Negócios, projeto que vai movimentar diferentes diretorias da CIC Caxias por meio de lives e debates alinhados com a atualidade. A reunião sobre "Cultura como caminho para o desenvolvimento econômico e social" será realizada nesta quarta (10), às 19h, no canal da entidade no YouTube.
O tema será abordado pelo filósofo e empresário Robledo Luza, e pela doutora em Comunicação e Semiótica Ana Mery Sehbe De Carli. O objetivo é apresentar a cultura como elemento formador de uma sociedade dinâmica, além de reforçar seu fundamental papel enquanto atividade econômica e ecossistema produtivo. A reunião também pretende cruzar lições que a arte ensina com as necessidades peculiares do mundo em transformação que habitamos.
A ação será a primeira conduzida, de forma aberta e online, pela Diretoria de Cultura e Educação da CIC. Recentemente, o grupo participou também de encontros com lideranças do Legislativo e com o prefeito, Flávio Cassina (PTB). As pautas atuais têm sido a discussão de alternativas emergenciais para socorrer o segmento neste momento de extrema crise. Entre os argumentos fortes utilizados nessas reuniões estão, por exemplo, o dado que aponta a economia criativa como responsável por 2,5% do PIB Nacional e por aproximadamente cinco milhões de empregos. Só em Caxias, são mais de dois mil empreendimentos culturais e aproximadamente 3,5 mil profissionais no setor.
Além de Robledo Luza, a diretoria é composta por Caliandra Troian, Maria Cecília Pozza, Cláudia Sassi, Gilda de Ross, Maria Gorete Gedoz, Rosane Demari, Shirlei Omizzolo e Silvana Boone.
Leia também
Loja de Caxias propõe concurso de influencer
Copihel tem coleção de máscaras com mensagens de ativismo
Na Cozinha: lasanha de berinjela rapidinha de fazer
A arte não para #1: esculturas e desenhos refletem o que Daniela Antunes vê e sente no isolamento
Sandra Cecília Peradelles: as asas do anjo Miguel