A luta contra a pandemia do coronavírus e os cenários hospitalares que têm feito parte do cotidiano de muita gente no mundo todo têm surgido como temas recorrentes em diferentes manifestações artísticas. Por aqui, a abordagem surgiu em um dos trabalhos do artista caxiense Vinícius Guerra. Ele usou o seu talento para retratar uma batalha vencida pela tia Joana Rudzewicz, que por três vezes precisou ser hospitalizada devido a uma pneumonia. A ideia foi prestar uma homenagem à Tia Jô, como é carinhosamente chamada, e também às pessoas que enfrentam ou que venceram o vírus. A obra foi feita com tinta acrílica sobre papelão.
– Pintei sobre papelão porque percebo que o jeito como as pessoas estão sendo tratadas pelas autoridades é um papelão – explica o artista.
Vini disse ainda que há algum tempo tem buscado misturar a história da família com a sua arte. E que a luta da tia pela sobrevivência o inspirou a fazer a pintura.
– Minha bisavó morreu em uma pandemia em 1918 e, em 2020, 102 anos depois, outra doença quase levou também minha tia. Para mim ela é uma guerreira, uma vitoriosa, ela passou por coisas na vida e ainda assim se mantém forte.
Este e outros trabalhos do artista podem ser conferidos no Instagram @viniwarr.