Saudades de viajar? Pois dois guias turísticos do Rio de Janeiro criaram uma forma de "bater perna" sem sair de casa. Carlos Eduardo Bueno da Silva, o Kadu, e Marco Antônio Duarte Viggiani, o Marcão, lançaram há cerca de um mês o site Turismo Virtual no Brasil, plataforma que oferece passeios online. Ok, tem muita gente fazendo esse serviço na internet, mas o diferencial da dupla é que o tour é guiado.
Leia mais
Viaje sem sair de casa: conheça a mexicana Pachuca, capital de Hidalgo
Viaje sem sair de casa: conheça duas cidades do México que preservam história, cultura e tradições
Você acessa a página, escolhe um dos passeios e recebe um link com o endereço para a videoconferência. Nela, o guia mostra fotos ou vídeos do destino turístico e comenta sobre o local.
Na semana passada, por exemplo, Kadu fez um passeio pelas praias do Rio de Janeiro a partir de um vídeo que ele mesmo gravou. Enquanto mostrava as imagens, contava histórias e curiosidades, como em um tour presencial. "Sintam o cheiro do mar", brincava o guia.
— É diferente, mas o prazer é o mesmo, porque eu gosto de pessoas e de apresentar a minha cidade — diz Kadu.
Não é apenas o Rio de Janeiro que está contemplado no pacote oferecido pelos dois. Outros destinos brasileiros fazem parte dos roteiros do site. O objetivo é incluir diversas opções, por isso, a plataforma aceita a adesão de guias de diferentes estados e municípios. Até agora são 15 profissionais cadastrados — não há nenhum do Rio Grande do Sul ainda.
Por enquanto, os tours são gratuitos, mas os guias aceitam colaborações, afinal, com a pandemia, eles acabaram ficando sem trabalho. A ideia é, no futuro, cobrar valores que devem ficar entre R$ 10 e R$ 20. Acesse pelo turismovirtualnobrasil.com.br
Próximos passeios:
> City Tour em Belo Horizonte: sexta-feira, 22 de maio.
> Floresta da Tijuca Natureza e Arte no Museu do Açude: sábado, 23 de maio.
> Goiânia de Áreas Verdes: domingo, 24 de maio.