Olha que massa o jornal Pioneiro inserido nos quadrinhos do Homem Força, publicados lá nos idos de 1967. É claro que o primeiro super-herói criado em solo caxiense tinha que ler o “noticioso” da cidade (fundado em 1948, aliás). Esse trecho aí na foto faz parte da história Mistério no Mar, escrita e desenhada pelo mestre das HQs Altair Gelatti. O trabalho integra o Gibi X de número 3, iniciativa capitaneada em Caxias por Rogério Casacurta para justamente homenagear o trabalho de Gelatti.
Leia mais
GibiX joga luzes sobre personagem criado nos anos 1960, em Caxias
Você pode contribuir para o lançamento da segunda edição do Gibi X
O terceiro Gibi X também traz outras duas histórias assinadas do criador do Homem Força: Cientista Louco, de 1969, e Vida em Outros Mundos, ficção escrita em 1977 que está saindo da gaveta pela primeira vez. Atualizando o herói para os dias atuais, o gibi publica nas páginas centrais quatro versões do Força assinadas por três ilustradores da cidade, Adan Marini, “Mr. Taylor” e Matias Lucena, e outra por um catarinese, Thiago Souza.
A revistinha mostra ainda uma história protagonizada pelo detetive Velta, impressa pela primeira vez depois de ter sido recolorizada por seu autor, Emir Ribeiro. Outro artista dos quadrinhos também homenageado nas páginas do Gibi X é Angelo Agostini, com o retorno de um impressionante trabalho publicado em 1880, no qual narra a Revolta do Vintém, ocorrida no Rio de Janeiro.
Pois bem, tudo isso está disponível para compra no Catarse (www.catarse.me/gibi–x–3) até o dia 16 de março. Como são os últimos dias para contribuir, Casacurta decidiu fazer uma promoção: quem compra o terceiro Gibi X, leva de graça a edição número dois. O valor mínimo é R$ 15. Imperdível para quem curte HQs e valoriza a velha guarda dos criadores brasileiros.
Leia também
Entrevista: escritora Marina Colasanti defende discussão de gênero nas escolas
Atividades em Caxias neste domingo alertam para o aumento dos números de feminicídios e as lutas das mulheres
Na Cozinha: como preparar um rolinho primavera perfeito?
Mulher: qual é o teu conselho para outra mulher?