Se você já esteve em Cazuza Ferreira, distrito de São Francisco de Paula que parece ter parado no tempo, já cruzou os olhos com essa histórica edificação registrada na foto abaixo. Inaugurado em 1949, o Hotel Avenida chamava atenção de todos com seus três andares e chegou até mesmo a acomodar, além de hospedaria, também bazar, armazém e até cinema. O espaço foi um importante propulsor da economia local, e teve seu período de maior sucesso entre as décadas de 1960 e 1970. Atualmente com um andar a menos, o prédio abriga o Hotel do Campo.
Justamente por sua importância vital na construção da identidade local, o prédio foi escolhido para abrigar a primeira ação do projeto de educação patrimonial Memórias de São Francisco de Paula, marcada para as 15h deste sábado (14). Realizada pela prefeitura de São Francisco de Paula, com recursos do Pró-cultura RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, a iniciativa quer incentivar a apropriação da comunidade ao patrimônio cultural existente.
Lá no Hotel do Campo, haverá roda de conversa com participação da historiadora Grasiela Picoloto de Barros, do escritor Batista Bossle, e de dois antigos frequentadores do cinema e do hotel: Iró Beatriz Basso Gomes (filha mais velha do dono do estabelecimento) e Elmo Rossi. A professora de História Cláudia Duarte fará a mediação.
As demais edições do projeto vão visitar o Hotel Cavalinho Branco, às margens do Lago São Bernardo (no dia 18 de abril); e a centenária Escola Estadual José de Alencar (no dia 30 de maio). Durante a atividade deste sábado, serão gravadas imagens para um documentário.
Para saber mais, visite o perfil @memoriasdesaochico no Instagram.