Se você costuma visitar Cambará do Sul já reconheceu o endereço na foto acima, né? É o Centro Cultural Dr. Santo Bornéo, localizado na praça central da cidade e que chamou atenção do ator José Loreto. Ele compartilhou a imagem em suas redes sociais divulgando o espaço histórico: “nessa casa amarela fica o museu e a biblioteca da cidade”. Na verdade, o galã global já virou conhecedor dos belos cenários de Cambará, já que tem circulado por lá desde a última semana de janeiro por conta das gravações do longa A Cerca, com direção de Rogério Gomes (Papinha) e roteiro de Raul Guterres e David Rauh. A produção está movimentando a cidade, contando ainda com a presença de artistas como Jonas Bloch, Leona Cavalli, Betty Gofman e Marcello Novaes. As gravações prometem seguir até, pelo menos, o fim desta semana.
– As gravações do filme aqui são fruto das gravações da novela Gênesis (da Record), que aconteceram em novembro. A receptividade e o apoio da comunidade acabaram contribuindo, mas eles também vieram porque se interessaram pelas locações que temos – explica Cristiano Ramos Vieira, coordenador de Turismo de Cambará do Sul.
Curiosamente, os cânions – pontos mais conhecidos da cidade – não devem ser registrados no filme. De acordo com Cristiano, a equipe optou por fazendas e lugares turísticos como cachoeiras para as gravações. A tal cerca que dá nome ao filme também é de Cambará.
– Fica no Lajeado das Margaridas, um ponto turístico da cidade – comenta o coordenador.
:: A história
José Loreto interpreta Domenico Salvani, que vai disputar as atenções da protagonista Elisa (Leona Cavalli). Ela chega à cidade para um trabalho fotográfico e encontra uma população opressora sob a influência de duas poderosas famílias, os Salvani e os Molinari. O roteiro flerta com o universo do terror, já que envolve possessão e bastante sangue. Ao visitar uma propriedade, Emília passa a ter visões e pesadelos recorrentes de uma assassinato brutal próximo a uma cerca. A partir daí, ela se vê tomada por um desejo de vingança.
A Media Bridge assina a produção do longa. De acordo com Cristiano Ramos Vieira, coordenador de Turismo de Cambará do Sul, as gravações devem ocorrer 100% na cidade.
– Eles (equipe do filme) tinham ideia de filmar em São José dos Ausentes também, mas por algumas questões logísticas acabaram concentrando tudo aqui mesmo – disse Cristiano.
:: Comunidade abraça
A comunidade de Cambará do Sul está alvoroçada com a presença dos artistas que circulam pelas ruas, frequentam restaurantes, lojas e hotéis da cidade. O elenco principal está hospedado no Center Hotel, na verdade, eles vêm e voltam à cidade por conta dos compromissos pessoais.
– Tem bastante famosos, tu imagina o auê (risos). Estão circulando como visitantes e dão bastante atenção às pessoas – conta Cristiano Ramos Vieira.
Dias atrás, a equipe passou a madrugada toda gravando em frente ao Centro Cultural da cidade, e o povo quis acompanhar tudo.
– Tinha gente aqui a madrugada toda – conta o coordenador de Turismo.
A prefeitura está dando o suporte necessário para facilitar a estadia dos produtores audiovisuais na cidade. Algumas locações, inclusive, estão sendo oferecidas pelo município.
– Tem uma cena que é numa repartição pública, e ela será gravada numa sala cedida pela Secretaria de Assistência Social – conta Cristiano.
A contrapartida já está sendo colocada em prática, com a divulgação enorme que o elenco tem feito para a cidade. Jose Loreto é o mais empolgado, já postou vídeo correndo na Rota do Sol, tomando banho de cachoeira em Jaquirana e muitos outros passeando por Cambará.
Leia também
Com integrantes da Serra, The Beatles no Acordeon participou do Domingão do Faustão
Na Cozinha: ouse no cardápio e faça sopa fria de pepino
Comissão de Avaliação do Financiarte está com inscrições abertas para novos membros
Serra "instagramável": conheça roteiros que merecem ser fotografados e compartilhados
Clube União Forquetense recebe mais uma edição do Republik BierFest em março