Cada passo de tango desenhado com dedicação pelas pernas ágeis de Adelino Muner, 83 anos, e Maria Zizi Muner, 78, também guarda muito da história do casal. Apaixonados pelo ritmo desde que fizeram uma viagem à Argentina e voltaram com um VHS de dança, décadas atrás, eles tornaram o ritmo praticamente um terceiro personagem do casamento.
Desde então, a garagem da casa deles, na Rua Moreira César, serve também como tablado. A prática tornou Seu Adelino e Dona Zizi grandes especialistas nos passos de tango, mas são a simpatia e a energia deles as principais responsáveis por chamar atenção de todos. Se você frequenta bailes de dança de salão em Caxias, com certeza já viu o casal na ativa... algo realmente inspirador.
O professor de dança Giovani Monteiro, da escola Clube Ballroom, conhece Seu Adelino e Dona Zizi desde que chegou em Caxias, há 18 anos. Ele deu algumas aulas particulares a eles e, ultrapassando a relação profissional, ganhou dois amigos especiais. A admiração é tanta que ele decidiu homenagear o casal imortalizando um par de sapatos de cada um deles num quadro, que ficará exposto na escola ao lado de souvenires concedidos por outros dançarinos, alguns conhecidos até internacionalmente.
– A dança de salão é um instrumento social muito bom. Eles dois são muito queridos, extremamente agregadores. Acredito que as homenagens devem ser feitas em vida e foi o que fizemos – justifica Giovani.
A placa foi apresentada ao casal durante uma festa no final do ano e a recepção foi emocionada. A homenagem será pendurada numa das paredes da escola em breve, imortalizando a marca de Seu Adelino e Dona Zizi na história da dança de salão de Caxias. Merecidamente.
Leia também
Agenda: exposição "A Vida em Traços", do carioca Pedro Tati, está em cartaz em Caxias
Iguatemi Caxias recebe o Beer & Burguer Festival a partir desta quinta
Indiano ministra aulão de ioga nesta quarta, em Caxias
Grupos de teatro de Caxias do Sul projetam novidades para 2020
Confira os shows locais que devem agitar a Festa das Colheitas, em março
Vereador Paulo Périco é cotado para assumir a Secretaria da Cultura de Caxias