Essa foto aí em cima representa um projeto muito legal aprovado no edital 2018 do Financiarte e que começou a ganhar forma em setembro. Ciranda Arte Popular é uma proposta do músico Tonico de Ogum e desenvolvida em parceria com a diretora artística e dançarina Vanessa Carraro. A intenção é iniciar a gurizada no universo dos ritmos e movimentos do folclore popular. Na lista estão manifestações como maracatu, coco de roda, afoxé, cacuriá, entre outros. Além do contato com a dança, as aulas também proporcionam a criação de instrumentos a partir de materiais recicláveis, aliando arte e sustentabilidade.
Neste ano, o Ciranda Arte Popular visitou as escolas São Caetano, Olga Maria Kayser e Rubem Bento Alves. Com atividades previstas até a metade do ano que vem, o projeto deve atingir ainda mais participantes. Também estão previstas seis apresentações que vão misturar dança e música, com participação de Dan Ferreti na voz e violão.
Tonico, Vanessa e o Ciranda Arte Popular realizam um trabalho essencial de valorização a facetas da cultura brasileira pouco exploradas por aqui.
Leia também:
Imortal aos 18: conheça o mais jovem presidente na história da Academia Caxiense de Letras
Designer Julia Webber ministra curso online sobre tendências
Na Cozinha: jantar simples e sem estresse? Faça abobrinha gratinada
Grupo de Teatro Atemporal cria vaquinha para filmar minissérie