O projeto Atelier NAV 2019 chega ao fim neste final de semana, trazendo a Caxias o cineasta Hique Montanari (do premiadíssimo Yonlu). A programação foi aberta no dia 31 de agosto, com Iuli Gerbase ensinando sobre roteiro. Depois disso, vários outros nomes passaram pela cidade compartilhando ensinamentos em diferentes áreas do fazer audiovisual. Eis que um grupo de proximamente 20 alunos das oficinas trabalha agora para colocar as “lições” em prática num curta-metragem. Trata-se de uma produção coletiva e que contará com consultoria dos professores que passaram pelo projeto, entre eles o diretor de fotografia Bruno Polidoro (que aparece aí na foto acima).
Leia mais:
Caxias recebe filme "Yonlu", que retrata trajetória de um jovem artista morto aos 16 anos
O formato do curta deve misturar linguagens da ficção e do documentário, elegendo a questão dos novos imigrantes em Caxias como uma das temáticas abordadas.
– O curta é parte de um projeto de formação e não de criação audiovisual unicamente. Então, o caráter prático e de experimentação tem tanta ou mais força que a realização de um produto final de um único proponente e equipe técnica contratada – reforça Rafael Weber, um dos idealizadores.
A ideia é estrear o curta em dezembro, com intensificação da produção a partir da oficina deste fim de semana. Aliás, as inscrições para as aulas de Introdução à Direção Cinematográfica, com Hique Montanari, estão abertas. Os encontros ocorrem neste sábado, das 9h às 19h; e domingo, das 10h às 18h, no Ponto de Cultura NAV. O investimento é de R$ 50. Inscrições pelo www.culturanav.com.br.